terça-feira, 10 de agosto de 2010

ModaAnos80


A historia costuma ser uma rica fonte de inspiração para a moda. Muitas coleçoes reivintaram roupas e cortes do passado, restaurando estilos, recuperando tradições. Hoje, vemos a moda se debruçar sobre sua própria história recriando tendências de um passado bem recente.

Para os economistas, os anos 80 no Brasil são consideradas a "década perdida". Paradoxalmente, as roupas procuram expressar justamente o contrário:alegre, esportiva, versátil, divertida e ao mesmo tempo, sofistificada, sensual, e ousada, reflexo, talvez, da abertura democratica.

A ambiguidade foi um traço marcante desta moda: estampas de oncinha, cores críticas, ombros largos, pernas longas, cortes de cabelos assimétricos e acessórios " fake" conviviam com discretos tailleurs e com roupas de moletom e cotton-lycra recém-saídas das academias.

O surgimento de novos tecidos, como o strech, dava um ar flutuista ás roupas, mas , ou mesmo tempo, muitas pessoas voltaram ao armario da vovó e do vovô, promovendo a onda dos brechós.



Tudo é experimentação, inovação e transformação. Até na alta costura, que se destacaram Christian Lacroix, Karl lagerfeld e Jean Paul Gaultier, com suas criações arrojadas, tudo era meio barroco, exuberante e dramático.

O outro lado da moeda foram os estilistas japoneses- Yohii Yamamoto e Rei Kawakubo - com roupas de uma simplicidade lírica e desconectadas perto de tanto exagero.

Já o estilista italiano Giorgio Armani, que em 1981 lançou sua grife Emporio armani, garantiu com seus cortes sóbrios e impecáveis a elegância de homens e mulheres de negócios nos anos vindouros.

Um comentário:

  1. o que vcs acharam se gostaram COMENTE e se nn gostaram... COMENTEM tbm!!!!

    ResponderExcluir